Karatê no Ceará
Capitão Maia Martins
Fotos publicadas na revista Santos Dumont, em 1964.
Escola de Pára-quedistas do Exército no Rio de Janeiro.
O Karatê foi introduzido no Ceará pelo Capitão Maia Martins, que era faixa roxa quando aqui retornou na década de 70. Os professores mais antigos da modalidade são Gilson Weine e Heraldo Guedes Lobo.
Foi no ano de 1967 que a estimada arte do Karatê-dô chegou a nossa terra da luz, por meio do oficial do exército brasileiro “JOAQUIM ANTONIO MAIA MARTINS” ou como é mais conhecido aqui no estado do Ceará entre nós Karatekas “CAPITÃO MAIA MARTINS”.
Prestou serviços como Capitão no Colégio Militar de Fortaleza (CMF) de 10 de Março de 1967 a 19 de Janeiro de 1972, sendo chefe da seção técnica de ensino (STE) e professor de Ciências Físicas e Biológicas. Foi neste período que ele introduziu o Karatê no estado do Ceará.
A primeira escola de Karatê do estado foi a ASKACE “Associação de Karatê do Ceará”, seguidas de ASKAFOR, TOXICAN, VERDES MARES, ASBEKA, GAUTAMA, DRAGÃO dentre outras que foram sendo fundadas no ano seguinte. Mas gostaríamos de lembrar que com a implantação do Karatê foi criado um Departamento Técnico de Karatê na Federação Cearense de Pugilismo, que organizava os eventos e deixava os exames de faixa a critério e organização de cada Associação. “Dia 12 de novembro de 1983 foi fundada a FCK - Federação Cearense de Karatê sendo assim a primeira federação de Karatê do estado que posteriormente filiou-se a CBK Confederação Brasileira de Karatê que foi fundada em 11 de Setembro 1987”. Em 1987 foi fundada a Federação Cearense de Karatê-Dô Tradicional.