PROJETO KARATEKAS DO FUTURO

História do Projeto Karatekas do Futuro
O Projeto Karatekas do Futuro é uma iniciativa do Professor Antônio César (CÉSÂO). O Projeto foi criado atendendo a grande demanda de crianças e adolescentes carentes do Bairro Henrique Jorge onde fica situada a Associação. O perfil dessas crianças e adolescentes são de famílias humildes, residentes em áreas de risco, com problemas de integração familiar, baixo nível sócio-econômico, de comportamento e educação. Por viverem ociosos, sem estimulo para os estudos, passavam a maior parte do tempo, nas praças do bairro e adjacências faltando aulas na escola.
Esses meninos e meninas procuraram o esporte (KARATÊ) como saída para uma qualidade de vida, que lhes dê esperança de um futuro melhor.
Diante dessa problemática social, a direção da Associação Dojô Tigre de Karatê, na pessoa do professor CÉSÃO, criou o Projeto Karatekas do Futuro, ministrando aulas de Karatê, sem remuneração, por ação voluntária (até obter patrocínio) visando ajudar crianças e adolescentes encontrar o caminho para a cidadania e saúde, através do esporte. O Projeto se constitui de dois módulos:
• Módulo I - Karatekas do Futuro.
Conteúdo: formar atletas de alto nível de Karatê para competições estaduais, nacionais e internacionais.
O conteúdo consiste em aulas de Karatê.
• Módulo II - aprendendo a ser cidadão.
Conteúdo: nesse módulo são abordados temas como cidadania, saúde, educação, família, drogas, violência, e meio ambiente.
No segmento dos módulos será dada prioridade ao acompanhamento pela coordenação do projeto, à frequência e manutenção da média escolar, através da monitorização do boletim escolar e reuniões com pais e escola visando conter a crescente evasão escola. Serão realizadas visitas domiciliares para conhecer a realidade social de cada aluno e promover a integração do projeto (coordenação) x família x aluno. Antecedendo as visitas domiciliares será aplicado um questionário sócio-econômico e de saúde a ser preenchido pelos alunos e/ou pais. Após as visitas e respostas do questionário será dado o diagnóstico de situação sócio-econômica de cada família, para direcionamento da tomada de decisões no tratamento da questão social, sócio-econômica e de saúde. Após diagnóstico sócio-familiar, as visitas passarão a ser periódicas, observando a mudança de comportamento, melhora no rendimento escolar e reintegração do aluno à escola.